Etimologicamente, aprender significa “apreender”, “adquirir” conhecimentos.
A Aprendizagem é uma acção dinâmica que se estabelece entre um conhecimento já apreendido e um novo conhecimento a adquirir, que ao passar através de processos conscientes e inconscientes do nosso psiquísmo torna possível a criação de um esquema mental que serve de suporte a toda essa actividade.
O dinamismo do acto de aprender, reflecte-se no facto de quando um sujeito aprende, adquire e produz conhecimento mais ou menos inovador. Apesar de frequentemente se afirmar que o Homem quando nasce é uma tábua rasa ou uma folha de papel em branco e que é com as experiências, que decorrerão ao longo da vida, que se adquire conhecimentos, o certo é que à nascença este já vem dotado de capacidades de iniciativa instintivas ou reflexas. A este propósito, Piaget (1973:69) afirmara que “...uma aprendizagem jamais parte do zero.” Porém, é a capacidade que o Homem possui de aprender (sempre com todos e em qualquer lugar) que lhe permite a adaptação às condições do ambiente sempre em mudança. É esta interacção mais ou menos estimulante que estabelece com os objectos e com o mundo das coisas, que lhe permitirá aprender, isto é, adquirir e produzir novos saberes, novos métodos que depois poderá transmitir aos outros.
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